Mercado

A TV por Assinatura a qualquer hora, em qualquer lugar e em todas as telas

Veja em números

Desde que a TV por Assinatura passou a fazer parte da vida do brasileiro, muita coisa mudou: os canais se multiplicaram, a tecnologia de transmissão evoluiu e a qualidade da imagem também. Passamos a fazer parte de um mundo globalizado, assistindo aos mesmos programas que o resto do mundo, descobrindo novos conteúdos, cada um mais apaixonante que o outro.

Hoje, a TV por Assinatura permite que tenhamos acesso ao melhor conteúdo em diferentes telas. Não importa o lugar ou a hora do dia, basta um clique no computador, smartphone ou tablet e pronto: é só começar a vibrar com a torcida dos principais campeonatos, saber as notícias mais quentes ao redor do mundo, descobrir como ficar em forma, assistir aos melhores desenhos, solucionar crimes ou dar risadas com seu personagem favorito.

A oferta de conteúdo premium e a diversidade de gêneros fizeram com que o segmento se consolidasse como um dos principais meios de comunicação, atingindo um público cada vez maior. Entre 2011 e 2017, o número de pessoas com acesso à TV por Assinatura cresceu em 68%, mantendo o Brasil entre os maiores mercados do mundo.

O Brasil é o 8º mercado de TV por assinatura no mundo

Fonte: SNL Kagan 2016

56,2 milhões de pessoas têm acesso aos canais por assinatura

Anatel - julho/17 | Projeção 3,2 pessoas por domicílio, base IBGE/PNAD2016

A TV por Assinatura impacta a vida dos telespectadores diariamente, informando, entretendo e influenciando suas decisões. Não é à toa que o consumo do meio não para de crescer. São cada vez mais pessoas assistindo aos canais por assinatura, por mais tempo.

Segundo dados divulgados pela Kantar Ibope Media (MW- 15 mercados - Timeshift Live – janeiro/17 até junho/17- 06h às 06h – Total indivíduos com Pay TV ) nos últimos 7 anos, a audiência individual por minuto quintuplicou, chegando a 2.404.020 telespectadores, e a média de horas diárias dedicadas ao meio também aumentou para 3h20.

Para acompanhar as mudanças na rotina dos telespectadores, a TV por Assinatura está em constante evolução. As programadoras estão investindo em tecnologias como Video on Demand e TV Everywhere para atender ao crescimento do hábito de consumo do conteúdo de seus canais em diferentes telas e plataformas, permitindo que ele seja consumido a qualquer hora e em qualquer lugar.

Os canais pagos estão expandindo sua presença na vida dos assinantes e multiplicando as possibilidades para as marcas que desejam estar ainda mais presentes na vida do consumidor. Para entender tudo isso na prática, os gráficos a seguir trazem um panorama do mercado da TV por Assinatura no Brasil.

Infográficos - Mercado
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Comportamento da base de assinantes
Satisfação do cliente
Evolução do Hábito de Consumo dos Meios
Distribuição por região
Distribuição por estado
Distribuição por Operadora
Indicação de penetração do meio por estado
Penetração do meio por classe social
Penetração do meio por sexo e idade
Faturamento do setor
Faturamento publicitário anual – TV por Assinatura
Faturamento estimado do setor nos últimos 6 anos (em bilhões de R$)
Share de investimento
Investimentos não refletem a dimensão da TV por assinatura
A força da TV por assinatura
Os maiores anunciantes no meio em 2016
Os maiores setores anunciantes da TV por Assinatura R$ (em mil)
Desempenho dos meios em 2017 x 2016

Assinantes

TV por Assinatura, uma janela para o mundo

Veja em números

Em um casamento cigano, as noivas usam vestidos enormes e cheios de brilhos, capazes de fazer inveja a qualquer princesa de contos de fadas.

Sem precisar comprar passagens, embarcamos com um chef famoso para conhecer de Hong Kong ao Uzbequistão, descobrimos o que está acontecendo no mundo 24 horas por dia ou ainda torcemos muito, seja por nossos times favoritos ou por um final feliz em um filme ou série. Dá até para viajar pelo mundo imaginário dos personagens incríveis de desenho animado.

Cada programa da TV por Assinatura tem a incrível capacidade de abrir uma janela para o mundo e expandir nossos horizontes. Através dela, temos a oportunidade de conhecer pessoas, histórias e lugares que às vezes nem imaginávamos que existiam. Vivenciamos situações e emoções que nos inspiram a criar nossas próprias experiências e aventuras. A TV por Assinatura é entretenimento para diferentes faixas etárias e perfis.

3h20 é o tempo médio diário dedicado ao meio 337.799 pessoas são alcançadas a cada 1 ponto de audiência da TV por Assinatura

Fonte: Kantar Ibope Média – MW- 15 mercados – Timeshift Live - Janeiro/17 até Junho/17- 06h às 06h – Total indivíduos com Pay TV - Universo 33.779,9

A audiência da TV por Assinatura cresce na mesma proporção de sua relevância entre os telespectadores. Entre 2010 e o primeiro semestre de 2017, o número de pessoas representadas por 1 ponto de audiência quase quadruplicou.

Para os assinantes, o acesso a uma programação diferenciada não está mais restrito ao sofá da sala. Nós vivenciamos o conteúdo da TV por Assinatura no dia a dia, nas conversas com os amigos e nas ideias que compartilhamos nas redes sociais. Somos capazes de lamentar coletivamente a morte de um personagem amado ou contar nos dedos quanto tempo falta até o começo da nova temporada de nossos programas favoritos.

Com ampla representação em diferentes faixas etárias e classes sociais, o público da TV por Assinatura não é formado apenas por telespectadores, mas por fãs apaixonados que levam o conteúdo premium diretamente para o seu dia a dia. Os gráficos abaixo ajudam a conhecer estes assinantes, seus interesses e principais hábitos de consumo.

Infográficos - Assinantes
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Perfil do público por sexo
Perfil do público por classe
Perfil do público por faixa etária
Quanto vale um ponto de audiência na TV por Assinatura?
Universo de pessoas com acesso à TV por assinatura
Audiência do meio em %
Alcance médio por dia
Média de horas diárias entre assinantes de canais da TV por Assinatura
Tempo médio dedicado ao meio
Tempo médio dedicado ao meio entre targets
Share da TV por Assinatura por Target
Afinidade
Gastos mensais
Posse individual de produtos de tecnologia
Posse no lar de produtos de tecnologia
Produtos financeiros que possui

Métricas

Transparência das métricas é destaque na TV por Assinatura

A TV por Assinatura é mais do que uma importante fonte de informação e entretenimento para os telespectadores, mas também segue firme como um dos meios de maior credibilidade no mercado.

Isso é possível graças ao uso de métricas unificadas de audiência, com dados confiáveis e verificados por auditorias externas, que ajudam a tornar mais eficaz a comunicação entre marcas e público.

Tudo isso de acordo com os rigorosos padrões internacionais de qualidade determinados pelo Media Rating Council (MRC), entidade responsável por garantir ao mercado publicitário e usuários de dados de audiência que os serviços de medição são válidos e confiáveis.

No segmento da TV por Assinatura, há uma série de ferramentas disponíveis que ajudam a medir com maior precisão o comportamento da audiência e seus hábitos de consumo, como o Target Group Index, Kiddos, Media Workstation e Evogenius Reporting, para citar alguns exemplos. Há, ainda, aquelas voltadas para auxiliar na estratégia e planejamento de mídia, como o Monitor Evolution, Planview e Evogenius Advertising, entre outras, todas elas auditadas por institutos como a Kantar Ibope Media e GFK.

A TV por Assinatura é considerada fundamental para a comunicação das marcas para 86% dos profissionais de publicidade

Fonte: Singular – PMV TV por Assinatura/agosto 2016

Isso significa que o mercado publicitário tem à mão dados devidamente validados e que são essenciais para uma estratégia de mídia eficiente, garantindo desta forma que a mensagem do anunciante chegue ao seu target. Essa adequação permite, inclusive, que se crie ações combinadas com o conteúdo da TV por Assinatura, abrindo um leque para a comunicação entre marcas e fãs.

Para 92% dos profissionais de publicidade ouvidos pelo PMV TV por Assinatura de agosto de 2016, uma das forças do meio está exatamente na segmentação, enquanto 83% destacam o engajamento do telespectador. A interatividade e o retorno do investimento são apontados por 71% dos ouvidos.

  • share de audiência 21%
  • share de investimento publicitário 18%

TV por Assinatura tem um grande potencial de crescimento

Fonte: Kantar Ibope Media – MW- 15 mercados – Timeshift Live - janeiro/17 até junho/17- 06h às 06h – Total Universo 4+ - Share% de audiência Total ligados especial - TV por Assinatura | Monitor - janeiro/17 até junho/17

O resultado prático disso é que, no primeiro semestre de 2017, o investimento publicitário na TV por Assinatura aumentou em 5%, de acordo com a Kantar Ibope, mas ainda há espaço de sobra na TV por Assinatura para aquelas marcas que desejam conversar diretamente com seus consumidores.

Contando com um público engajado e antenado, o share de audiência da TV por Assinatura já é de 21%, de acordo com a Kantar Ibope, com dados de janeiro a junho de 2017. Por outro lado, o share de investimento publicitário de 18%, segundo a Kantar Ibope, revela um meio com muito espaço para crescer, e que devido à sua relevância junto aos telespectadores deve ser melhor considerado no planejamento de mídia.

A oferta de uma programação diferenciada e o investimento em tecnologia resultam em um público engajado, que consome cada vez mais a programação dos canais pagos. Para anunciantes e agências, a TV por Assinatura oferece muito mais do que um público heterogêneo, qualificado e, principalmente, apaixonado pelo meio. É um mundo de possibilidades para que as marcas conversem com o consumidor certo, na hora certa.